segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aula 19 - CON$UMI$MO

Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejucidiais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.

E foi interessado em saber qual o grau de influência que um comunicólogo pode exercer sobre uma pessoa consumista através de campanhas publicitárias e matérias jornalísticas é que o professor André Azevedo de Fundamentos Científicos da Comunicação, nos levou para assistir a um vídeo de pessoas que são compulsivas e pagam altos preços pelo vício do consumo, de outro lado pessoas que de muitas formas contribuem para que isso aconteça frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário