domingo, 4 de abril de 2010

Comentário 03 - Observatório da Imprensa

A reportagem que será comentada do site Observatório da Imprensa, é do jornalista José Edmar Arantes Ribeiro, título original: "Sobre Chico Xavier", de 13/04/2010, que tem como tema a discussão do centenário do espírita Chico Xavier e a divulgação do filme em todo o Brasil.

Ao ler a reportagem de José Edmar Arantes Ribeiro é que podemos perceber que ela não fala "Sobre Chico Xavier" e sim é uma crítica à outros veículos de comunicação que nesta semana divulgaram matérias jornalísiticas, especiais entre outros devido ao centenário do espírita brasileiro e sobre a repercussão nacional do filme "Chico Xavier", que estreou no último dia 02/04/2010 e que está batendo recorde de espectadores.
No decorrer da reportagem, o jornalista faz diversos questionamentos aos leitores explicitando diversos erros, entre eles de ortografia, fatos não confirmados, que a revista Superinteressante
cometeu na edição de número 277 de abril/2010, especial à Chico Xavier, deixando em dúvida a qualidade e credibilidade jornalística da mesma.

Confira um pequeno trecho da matéria, de José Edmar:

Acreditamos ter deixado claro, pelas considerações acima, que a reportagem "Chico Xavier", veiculada na revista Superinteressante deste mês de abril de 2010 (n. 277), deixa a desejar em quatro aspectos do labor jornalístico de imprensa: ético (vide seção "Leviandades"), cultural (vide seção "Conceitos errados"), investigativo (vide seção "Informações erradas" e itens 7 e 10 da seção "Leviandades") e redacional (vide a "Introdução", as seções "Um box que nada explica" e "Uma colocação fora de contexto", e também os itens 4, 5, 9 e 10 da seção "Leviandades"), e nada mais temos a acrescentar. Como conclusão, apenas uma pergunta: uma revista dessas é confiável?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário