quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aula 04 - Uma marca chamada COCA-COLA.

Nossa primeira aula áudio-visual aconteceu no anfiteatro da Biblioteca Central da Universidade, fomos conduzidos até lá pelo professor André, onde este fez uma breve síntese do vídeo que assistiríamos. Se tratava de um documentário criado para mostrar desde a criação do produto Coca-Cola até o desenvolvimento de uma das marcas mais conceituadas, famosas e mais vendidas no mundo, associando isto aos temas de Publicidade e Propaganda que existiram para que o produto/marca tivesse todo este prestígio superior à sua principal concorrente, a Pepsi.

Inicialmente fora criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e originalmente produzida como um remédio para curar o vício em morfina, posteriormente para tratar de dores de cabeça e náuseas estomacais, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradualmente conquistou novos mercados, através de táticas agressivas de marketing, como anúncios diferenciados, uso de crianças em propagandas, slogans voltados para o emocional e o lado afetivo do consumidor e a difusão da marca Coca-Cola em diversos outros produtos: utilitários, vestuário, entre outros, levaram a empresa a conquistar o mercado de refrigerantes no mundo, até os dias atuais.

A publicidade da Coca-Cola foi tão forte e teve um impacto tão significativo que foi creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel junto com as várias músicas natalinas, também a divulgação do urso polar branco, referindo-se à refrescância e ao sabor gelado do refrigerente. Não faltaram problemas para que a supremacia da Coca fosse derrubada, como acusações de que o produto fizesse mal à saúde por levar em seus ingredientes cafeína e extrato da folha de cocaína, mas nada fora comprovado cientificamente.

A seguir, um vídeo semelhante ao que assistimos, confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário